Telhados de Madeira


A estrutura que sustenta os telhados de madeira pode utilizar diferentes materiais, como por exemplo madeira, metal e concreto.

Os telhados de madeira com estrutura armada, que são mais comuns em casa, oferecem boas opções, desde as mais rústicas de toras brutas até as estruturas mais sofisticadas como a madeira laminada colada.

A madeira também é mais utilizada em projetos em que a estrutura ficará aparente.

Com a alta dos preços, espécies de reflorestamento se tornaram boas alternativas às madeiras nobres.

É sempre bom lembrar que a madeira é um produto suscetível à deterioração. Convém informar-se sobre questões como extração, secagem, tratamento, manutenção e até mesmo na climatização.

Há até mesmo espécies de madeiras específicas mais indicadas para estruturas leves ou para estruturas pesadas.

As madeiras também podem ser de diferentes tipos: as nativas, extraídas principalmente da região amazônica; as reflorestadas, como o pinus e o eucalipto; e as laminadas coladas, que se forem de boa qualidade, podem ter uma capacidade estrutural maior do que a madeira maciça.

Estrutura de telhados de madeira

A estrutura de madeira mais comum é composta por tesouras, terças, caibros e ripas, onde são assentadas as telhas. Abaixo veja mais alguns exemplos de estruturas de telhados de madeira:

 

Advertisement

One Response to “Telhados de Madeira”

  1. Arq. Edson C. Neiva

    dez 12. 2013

    Quem tiver um bom dinheiro em caixa e uma boa oferta de madeiras nobres em sua região, tais como massaranduba, mogno, peroba, ipê e um carpinteiro experiente e caprichoso, vale a pena. Um lar é sempre o castelo do homem que o ocupa. Por isso, não se deve fazer “economia de palito” com telhado. O resultado dessa combinação de fatores pode ser gratificante, não precisando sequer de forros. O madeiramento bem lixado e envernizado dispensa outros acabamantos ou complementos.

    Reply to this comment

Deixe um Comentário